A tecnologia por detrás dos endereços de email descartáveis

A cada hora que passa, é criado um novo endereço de correio eletrónico com diversas finalidades, seja para fins de trabalho, projectos empresariais ou para se conectar com amigos ou colegas, através da utilização do endereço de email como meio de acesso online. Cerca de 99% de todas as aplicações e serviços em que nos registamos e nos conectamos nos dias de hoje, exigem a detenção de um endereço eletrónico, seja para obter cartões de fidelização em compras, concursos ou demais ofertas.

Todos nós gostamos de receber emails, mas receber uma grande quantidade de spams todos os dias não é agradável. Além disso, é comum aos retalhistas terem as suas bases de dados invadidas, o que coloca o seu contacto de email profissional ou pessoal em risco, acabando por encher a sua lista de spam. Ainda assim, nada realizado online é 100% privado. Por isso, necessitamos de proteger a identidade do nosso endereço de email, e para tal, nada melhor que utilizar um endereço eletrónico descartável ou temporário.

Então o que é um endereço eletrónico descartável?

Recentemente, encontrei uma alta taxa de rejeição fora do normal nos meus últimos envios de e-mail. Apercebi-me da quantidade de utilizadores que se registavam nos meus serviços, ocultando a sua real identidade ao utilizarem endereços de correio eletrónico temporários.

Então o que é um endereço eletrónico descartável. Temp-mail.org

Endereços de correio eletrónico descartáveis (DEA) significam, em termos técnicos, a aproximação feita por parte dos utilizadores que recorrem a um único endereço eletrónico temporário, para cada contacto realizado. Este método (DEA) baseia-se na criação de um endereço eletrónico, que passa a ser válido, no registo em serviços e sites online sem que seja solicitado qualquer identificação ao seu utilizador.

Os correios eletrónicos descartáveis se forem acedidos de forma não autorizada ou usados de forma abusiva, permitem ao seu criador rapidamente cancelar a sua aplicação sem que os restantes contactos sejam afectados. Através de um endereço temporário, os emails podem ser recebidos de falsos correios no endereço de email original por um período de tempo especificado. O falso endereço de correio electrónico é apenas um email temporário que pode ser facilmente descartável e desactivado.

Porque é necessário um endereço de email falso?

Já deve ter notado que certos serviços como o Amazon Prime, Hulu ou Netflix, permitem aceder a períodos de teste por tempo limitado, se determinado que o uso de certos serviços pode ser efectuado com um endereço descartável. Tecnicamente, é possível prolongar o período de teste utilizando um endereço de email diferente e associado ao original (genuíno) após o respectivo período de teste.

Um retalhista online ou offline, solicita normalmente um endereço de correio eletrónico para tirar vantagem das suas ofertas. Contudo, esta dinâmica leva a que a sua caixa de correio seja alvo de indesejadas quantidades de emails considerados como spam, que podem ser evitados. Um endereço de email temporário torna possível eliminar a recepção de indesejadas mensagens recebidas.

Tecnicamente, a ideia de utilizar um endereço de email temporário leva a crer que esta é uma actividade de certa forma ilícita ou pouco confiável na internet, mas existem razões que nos convencem do contrário.

Se procura razões legítimas para recorrer a um endereço de email descartável, aqui indicam-se algumas:
  • Registar-se para obter Cartões de Fidelização de cliente:
    Se não pretende receber e-mail promocionais de uma loja publicitando novos produtos, utilize um endereço de e-mail descartável em vez do seu endereço de e-mail profissional ou pessoal. Assim, evita a recepção de spam. Se o contacto de email da loja for hackeado, o seu endereço está a salvo.
  • Testar a sua Aplicação:
    Se já finalizou a criação da sua applicação web ou móvel e pretende testá-la antes de a lançar para venda, pode facilmente obter 100 emails descartáveis, criando contas-modelo e testando-as por si mesmo, sem que tenha que contratar utilizadores online que podem de certa forma não lhe prestar feedback confiável à sua aplicação.
  • Registar-se numa dupla conta com a sua aplicação web:
    Se precisa de outra conta IFTTT para programar uma segunda conta Twitter alocada ao seu website. Uma nova conta precisa de um diferente endereço eletrónico por defeito, e para gerar uma nova caixa de entrada de emails obtenha um novo endereço de email descartável em temp-mail.org.
  • Eliminar Spam:
    Um endereço eletrónico descartável é uma ferramenta bastante útil contra spam, especialmente, para utilizadores que constantemente acedem a formulários online, forums e discussões em grupo. Pode obter quantidades mínimas de spam recorrendo a um endereço electrónico descartável.
 

Como escolher um endereço eletrónico descartável?

O melhor provedor de um endereço de email falso deve:

  • Permitir que os utilizadores criem um endereço de email bastando apenas clicar num botão;

  • Sem qualquer registo ou solicitação de informação sobre a identidade do utilizador;

  • O endereço de email deve manter-se anónimo;

  • Oferecer a opção de obter mais do que um endereço eletrónico (tantos quanto desejado);

  • Oferecer armazenamento de email temporário (caixa de entrada à disposição do utilizador);

  • Criar um design simples e que seja funcional;

  • Oferecer ao utilizador a oportunidade de obter um endereço à sua escolha.
Assim, ficará livre de spam e poupará tempo com temp-mail.org – o seu serviço de e-mail de preferência.

Como usar um endereço eletrónico descartável?

Os utilizadores podem escolher um endereço de correio eletrónico descartável através da criação de uma nova conta de email no seu actual provedor de email, como por exemplo o Gmail. Acontece que, um dos desafios que enfrenta é o facto de ter de gerir uma segunda conta de email. Os utilizadores que optam por serviços de correio gratuitos na criação de uma nova conta, fazem-no com um novo endereço eletrónico.

Isto funcionaria se tivesse apenas um endereço eletrónico e alguns endereços temporários e uma única caixa de entrada para gerir, que podem ser obtidos na temp-mail.org.

O mais fantástico acerca dos correios eletrónicos descartáveis é o facto de poder reencaminhar as mensagens directamente para a sua conta de email original. Em casos em que o endereço temporário seja comprometido e seja um dos suspeitos do seu contacto, esses emails podem ser enviados para a pasta Lixo e as necessárias conexões são enviadas para o seu correio original.

Para concluir:

Obtenha um sistema de endereço eletrónico descartável, configurado de forma a que aquando da sua participação em wikis online, salas de chat, plataformas de serviços de partilha de conteúdo e forums, esta não revele a sua identidade, nem a venda dos seus dados a terceiros, evitando assim a recepção de spams com o serviço Temp-mail.org.

Scroll to Top